Caraterização

A freguesia de Santa Bárbara de Padrões é constituída por nove aglomerados populacionais. A sua sede de freguesia situa-se a 10 km de Castro Verde, sede de concelho. Mas nem sempre fez parte desta unidade territorial, uma vez que integrava o concelho de Padrões, extinto em 1836 na reforma de Passos Manuel.

A paisagem da freguesia apresenta uma orografia um pouco mais acidentada que o resto do concelho, onde predominam manchas de montado, pastagens e áreas de cultivo de sequeiro, criando vários tipos de habitats, ricos em biodiversidade ao nível da fauna e da flora, que enriquecem e valorizam a paisagem. Os ecossistemas presentes nesta área são fruto de um equilíbrio que decorre da presença humana milenar neste território, primando por uma interação entre o homem e o ambiente, o que faz com que cerca de metade do território da freguesia de Santa Bárbara de Padrões esteja incluída na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, da Rede Natura 2000, atualmente, também classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

A região apresenta uma ampla tradição de ocupação pré-romana na Idade do Ferro, onde abundavam locais de culto e povoados importantes. Mas o que mais surpreendeu, foi a descoberta, junto à igreja seiscentista de Santa Bárbara de Padrões, do depósito votivo de lucernas romanas, do século I a III d.C., com milhares de exemplares, de diversos tipos e uma riqueza iconográfica surpreendente.

Alguns estudiosos defendem que a aldeia de Santa Bárbara de Padrões pode ser identificada com a antiga cidade romana de Arannis no Sul da Lusitânia, uma afirmação demonstrada pelo estudo da famosa via XXI do Itinerário de Antonino, tendo em conta o seu posicionamento e os vestígios arqueológicos encontrados.

A vida económica da freguesia está intimamente ligada à riqueza do subsolo, pois é aqui que está localizada a Mina de Neves-Corvo, a maior exploração de Pirite da Europa, dando assim continuidade a um cordão histórico que atravessa os tempos, conforme provam os materiais arqueológicos recolhidos na freguesia e os vestígios de minas que a paisagem ainda esconde.

Para além da indústria extrativa, a freguesia está economicamente ligada à agricultura e à pastorícia. Uma realidade que marcou profundamente os hábitos artesanais, dos quais se destacava o fabrico das tradicionais mantas de lã. Nesta freguesia encontravam-se ainda em atividade, não há muitos anos, um conjunto importante de cardadores e tecedeiras.

Desde os anos oitenta, que os aglomerados da freguesia dispõem da cobertura de infraestruturas básicas, uma rede de centros de convívio, dois postos de saúde e um movimento associativo que continua a ser importante nas dinâmicas comunitárias, promovendo atividade em diversas áreas, onde se destaca o surgimento da Associação Seara de Abril que veio dar resposta na área do apoio à população idosa.

Apesar de aqui se localizar um dos maiores empregadores do sul do país e das condições dos seus aglomerados populacionais, a freguesia não conseguiu evitar a perda de população, um dos problemas que marca os territórios do interior, conforme demonstram os Censos 2021, o que se refletiu no encerramento das escolas primárias, encontrando-se apenas a funcionar o Centro Escolar de Santa Bárbara de Padrões.

Uma freguesia devota de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e protetora das trovoadas, que tem em cada dia 4 de dezembro a sua festa da vigília.

Situada em pleno Campo Branco, a freguesia de Santa Bárbara de Padrões é um lugar de aldeias brancas, onde se partilha gestos de uma ruralidade que se revelam, por exemplo, no cante alentejano ou na gastronomia que se preserva na cozinha familiar.

Freguesia

Santa Bárbara de Padrões

Concelho

Castro Verde

66,3km2

População

731 habitantes (censos 2021)

Densidade Populacional

11 hab./Km2

Aglomerados Populacionais

A-do-Corvo, Beringelinho, Lombador, Montinhos, Neves da Graça, Rolão, Santa Bárbara dos Padrões, Sete e Viseus

Atividades Económicas na Freguesia

Indústria Extrativa, Agricultura e Serviços

Orago

Santa Bárbara

vêm aí as noites em santiago

As Noites em Santiago estão de regresso, de 29 a 31 de julho, trazendo de volta a animação à avenida de Nossa Senhora da Esperança, um espaço preparado para o convívio e os encontros, para celebrar Entradas e a amizade.

Artesanato e produtos locais, insufláveis para os mais novos, comes e bebes, e muita animação a convidar à dança, nos tradicionais bailes ou ao som de DJs, a assistir a concertos de música ou a ouvir o cante alentejano, são propostas que preenchem o programa.

Uma iniciativa que tem também uma componente religiosa, em honra de Santiago e Nossa Senhora da Esperança.

As Noites em Santiago têm entrada livre, são uma organização da Junta de Freguesia de Entradas, em colaboração com as associações e a paróquia da freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

Marque na sua agenda. As noites no final do mês de julho são em Entradas.