Caracterização da freguesia




A freguesia de Santa Bárbara de Padrões situa-se a 13 km de Castro Verde, sede de concelho, e é constituída por nove aglomerados populacionais. Pertencendo ao antigo concelho de Padrões desde a sua fundação no século XIII, a freguesia foi integrada no concelho de Castro Verde, na reforma administrativa de Passos Manuel, em 1836.

A vida económica da freguesia está intimamente ligada à riqueza do subsolo, pois é aí que está localizada a Mina de Neves-Corvo, a maior exploração de Pirite da Europa. Tradicionalmente, esta freguesia está há muito ligada à atividade mineira, pois dessa realidade foram encontrados vestígios desde, pelo menos, 1700 a.C..

Foi também em Santa Bárbara de Padrões, junto à seiscentista Igreja Matriz, que foi descoberto um depósito votivo de lucernas romanas, do século I-III d.C., com milhares de exemplares, algumas das quais podem encontrar-se em exposição, no Museu da Lucerna, na vila de Castro Verde. Para além da indústria extrativa, a freguesia está economicamente ligada à agricultura e à pastorícia, refletindo-se essa realidade nos hábitos artesanais, dos quais se destaca o fabrico das tradicionais mantas de lã. Nesta freguesia encontravam-se ainda em atividade, não há muitos anos, um conjunto importante de cardadores e tecedeiras.

Dados demográficos e outras informações



Área: 66,3 Km²
População: 1271 habitantes
Densidade Populacional: 19,2 hab./Km²
Aglomerados Populacionais: A-do Corvo, Beringelinho, Lombador, Montinhos, Neves da Graça, Rolão, Santa Bárbara de Padrões, Sete e Viseus.
Atividades Económicas na Freguesia: Agricultura, Construção Civil e Indústria Extrativa.
Festas Tradicionais: Festas Tradicionais de Santa Bárbara de Padrões (último fim de semana de Agosto); Festa da Vigília (4 de Dezembro).