Património Natural

A paisagem da freguesia apresenta uma orografia mais acidentada que o resto do concelho, assumindo-se como um território de transição entre o as planícies do Campo Branco e a Serra do Caldeirão.
Na freguesia de Santa Bárbara de Padrões estão presentes diversos tipos de habitats, com diversas espécies da fauna e da flora, que enriquecem e valorizam a paisagem. Os ecossistemas presentes nesta área são fruto de um equilíbrio que decorre da presença humana milenar neste território, onde se verifica uma interação entre o homem e o ambiente, que resultou numa paisagem de grande beleza.
Cerca de metade do território da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões está incluída na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, da Natura 2000, que corresponde à Rede Europeia de Espaços Naturais. A ZPE de Castro Verde abrange de 79.000ha (790km2), correspondendo ao que localmente se denomina como Campo Branco e se refere às planícies onde dominam as culturas arvenses de sequeiro, com cereais como o trigo, a aveia e a cevada-branca, e as pastagens naturais.