A Festa de Santa Bárbara e dos Mineiros

A Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões voltou a organizar mais uma Festa e Vigília em Honra de Santa Bárbara e dos Mineiros, que teve uma boa participação e proporcionou bons momentos de confraternização. Uma tradição da Freguesia, que nesta edição dinamizou um programa de atividades que se iniciou, na manhã de 3 de dezembro, no Centro Cultural, com abertura da feira de artesanato e produtos locais e atividades para os mais novos (hora do conto e pinturas faciais).  Durante a tarde, a animação fez-se com a música popular dos Amigos Amadores do Acordeão, em ambiente de muito boa disposição, e uma atuação de Pedro Mestre e o Grupo Coral “Os Cardadores” da Sete, demonstrando a riqueza do cante alentejano que acontece na freguesia.

No dia 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara e feriado para os trabalhadores na SOMINCOR, aconteceu, nas instalações do Centro Cultural, o Almoço Convívio de Mineiros. A manhã foi também aproveitada pela Associação “Os Lunáticos do Pedal” para dar um passeio por trilhos e caminhos de terra batida. Ao final da tarde, tiveram lugar as iniciativas religiosas com missa e procissão pelas ruas da aldeia. O ponto final nesta vigília foi feito com um apontamento de fogo de artifício, junto à igreja.

A Festa e Vigília contou com a colaboração da Paróquia de Santa Bárbara de Padrões e o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.