Muita gente rumou a Santa Bárbara de Padrões durante os dias em que decorreram as Tradicionais Festas, de 25 a 27 de agosto. Um encontro anual que juntou muitos amigos da freguesia e público de fora que veio para conviver e se divertir. Não faltaram bailaricos, concertos e cantorias. Cumpriram-se as tradicionais cavalhadas. Jogou-se à sueca, praticou-se zumba e passeou-se de ciclomotor. Houve teatro e a apresentação do livro de Débora Marciano, jovem da freguesia, que contou a participação musical de Tomás Caço. A festa serviu também para promover o artesanato e os produtos locais e, na sexta-feira, teve a visita de “Olhá Festa”, rubrica do Jornal da Noite na SIC.
As Tradicionais festas também se fazem em honra da padroeira Santa Bárbara. Por isso, no domingo, após missa solene, a procissão percorreu as ruas da aldeia.
Em hora de balanço muito positivo, a Junta de Freguesia, entidade promotora, não pode deixar de agradecer a todos os que colaboraram na organização das festas, nomeadamente: as associações da freguesia, artesãos e produtores locais, Paróquia da Freguesia, Biblioteca Municipal da Fonseca, funcionários da Junta de Freguesia, particulares que se voluntariaram a colaborar, Tó Varela Produções e artistas que animaram as festas.
As festas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Castro verde.