Santa Bárbara de Padrões tem agora um monumento que evoca a Revolução dos Cravos e presta homenagem aos Capitães de Abril. Um contributo para que a memória não se apague, promovido pela Junta de Freguesia. A inauguração aconteceu na tarde de abertura das Festas Tradicionais, dia 23 de agosto, e reuniu muitas pessoas que quiseram marcar presença neste momento de valorização do 25 de Abril.
Localizado na entrada da aldeia, junto ao Centro Cultural, num lugar de grande visibilidade, o memorial ganha forma numa peça de arte pública da autoria da arquiteta Carolina Palma, uma filha da terra, que aceitou o desafio da Junta de Freguesia para conceber uma peça evocativa dos 50 anos da Revolução. Uma resposta que resultou num trabalho onde os elementos simbólicos e as palavras de ordem do 25 de Abril estão presentes, constituindo um pequeno contributo para que a memória perdure no tempo.
Na inauguração, usaram da palavra Sónia Silvestre, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, Maria Mestra, em representação da arquiteta Carolina Palma, António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde e Manuel Colaço, Capitão de Abril e membro da Associação 25 de Abril. Um momento que contou ainda com o Cante Alentejano pelos Grupos Corais “Cardadores da Sete” e “As Flores de São João.
A Junta de Freguesia agradece a todas as pessoas e entidades envolvida na concessão e construção da peça, bem como na cerimónia de inauguração da mesma.